Após 23 anos, uma homenagem do tamanho da idolatria a Zico
— A estátua surgiu de um movimento popular. As pessoas cobraram. Na verdade, acho que estão me defendendo do que aconteceu no Flamengo. O sentimento por trás de tudo é esse. Eu agradeço — disse Zico, que ganha neste sábado sua segunda estátua, já que tem homenagem semelhante no Japão, em frente ao estádio do Kashima Antlers.
Zico se refere à saída do clube, em 2010, quando era diretor-executivo de futebol. Após o Conselho Fiscal questionar a parceria entre Flamengo e CFZ, clube de Zico, o ídolo disse se sentir desrespeitado e desprotegido pela então presidente Patrícia Amorim e por parte da diretoria. Deixou o clube num ambiente de litígio. Em 2012, o movimento de oposição liderado pela chapa que venceria as eleições no clube ganhou força, tendo como pilar, justamente, Zico. O discurso de trazer o ídolo “de volta” à Gávea tornou-se bandeira do grupo e foi capaz de impulsionar um movimento popular, de fora para dentro do Flamengo, envolvendo figuras estranhas à política tradicional rubro-negra.
dúvida no time
Zico chegou a afirmar que, se não fosse a mobilização gerada pelo seu incidente com a antiga diretoria, talvez a festa deste sábado não ganhasse tamanha amplitude.
Após a festa, a estátua será levada para o hall de entrada, perto da loja do clube. Ficará acessível a sócios e não sócios. Deve se tornar ponto de peregrinação rubro-negra.
O aniversário de Zico marca outra ação considerada crucial pela nova gestão. Este domingo será o Dia do Cadastro Rubro-Negro. O clube espera fazer um grande banco de dados de seus torcedores em seu site oficial. O cadastro será usado como ativo para alavancar ações com patrocinadores.
O técnico Dorival Júnior admitiu que a presença de Zico poderia ser uma motivação a mais para os jogadores na semifinal da Taça Guanabara de domingo, contra o Botafogo. No entanto, uma visita do jogador à concentração foi descartada.
Para escalar o time, Dorival disse ter uma dúvida entre Carlos Eduardo e Rodolfo, por causa da falta de ritmo de jogo do primeiro. Mesmo assim, Carlos Eduardo deve ser titular. Felipe, que se recupera de uma lesão no ombro, foi para o campo nesta sexta-feira. Ele treinou à parte e, no meio do trabalho, chamou o médico e voltou à fisioterapia. Mesmo assim, Dorival disse acreditar que o goleiro jogará.
Fonte: O Globo
Post a Comment