Fla volta à velha ‘casa’, é acolhido e enche bolso de vizinhos do Moacyrzão


Na goleada por 4 a 0 sobre o Friburguense, rubro-negros de Macaé reencontram o time após dez meses
O reencontro foi com muita chuva. Inclusive de gols. Dez meses depois, o Flamengo voltou a jogar em Macaé. Nesta quarta-feira, contra o Friburguense, o Rubro-Negro mobilizou e agradou torcedores da cidade do Norte Fluminese. A goleada por 4 a 0 (assista aos melhores momentos do jogo no vídeo ao lado) foi assistida por um bom público: 9.236 presentes (7.306 pagantes). Com Rafinha e Hernane inspirados, o time de Dorival Júnior teve o desempenho positivo reconhecido. Durante toda a partida, a equipe foi apoiada. No fim, aplausos e mais aplausos pela vitória que deixa as semifinais da Taça Guanabara muito perto.
- Foi importante, uma interação grande com o torcedor. O Flamengo leva torcida em todo lugar do Brasil. Mais uma vez demos uma demonstração dessa paixão com 99% do estádio a nosso favor. O torcedor tem tido participação fundamental nessa recuperação da equipe e espero que continue assim – disse o técnico Dorival Júnior.
Vizinho das duas maiores favelas da cidade, a Nova Holanda e a Nova Esperança, o Moacyrzão não recebia uma partida do Flamengo desde o dia 1º de abril do ano passado. Na ocasião, a equipe derrotou o Bangu por 2 a 1, com dois gols de Vagner Love. Desta vez, brilharam Hernane (dois gols), Rafinha e Cleber Santana. Foi um retorno a uma casa bem conhecida pelos rubro-negros, já que em 2011 e 2012 o clube jogou no estádio com certa frequência. O histórico aponta 17 confrontos, sendo 11 vitórias, quatro empates e duas derrotas. Foram 30 marcados e 13 sofridos. Em 2012, o Flamengo jogou seis vezes em Macaé. Foram quatro vitórias, uma derrota e um empate.
Quem estava acostumado a aproveitar a presença do time na cidade reconhece que sentiu saudade.
- É muito bom estar perto do time. Quando vou ao Rio procuro ir aos jogos do Flamengo, mas aqui é a segunda casa do clube e a nossa segunda casa – disse o pedagogo Demetrius Lima, que é carioca, mas vive em Macaé há oito anos.
Os estudantes Diego Lopes e Matheus Veiga concordam. Ir ao Moacyrzão ver o Flamengo é umprograma que faz falta, segundo eles.
- É um jogo que mexe com a cidade, ver o Flamengo aqui é outra coisa. Se fosse no Rio, às 22h, seria mais difícil – comentou Diego.
Na era Luxa…
Com o fechamento do Maracanã para as obras da Copa do Mundo de 2014, o clube passou a mandar seus jogos no Engenhão. O Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, e o Moacyrzão viraram alternativas. A ideia de jogar no Moacyrzão partiu do ex-técnico Vanderlei Luxemburgo. Foi ele quem visitou o estádio após a reforma realizada no segundo semestre de 2010. Luxa aprovou as instalações e o campo, que hoje está em condições muito ruins e tem sido alvo de muitas queixas.
A ideia de Luxemburgo de perpetuar Macaé como casa não chegou a vingar, apesar de o histórico de resultados ser positivo. A participação da torcida sempre ficou abaixo das expectativas, e o público pagante nunca ultrapassou a marca de dez mil pessoas.
A distância da viagem do Rio ao município também criou alguns problemas. Por decisão dos jogadores, a delegação passou a viajar de ônibus. Trocaram meia hora de voo em aviões pequenos e desconfortáveis, que eram pagos pela prefeitura de Macaé, por três horas na perigosa rodovia BR-101. Para o jogo contra o Friburguense, o transporte terrestre foi mantido.
Vizinhos do Moacyrzão aproveitam para lucrar
A volta do Flamengo a Macaé também é comemorada pelos vizinhos do estádio. Moradores e donos de bares aproveitam o movimento para lucrar. Quem vive por ali abre os portões de casa para vender lanches e bebidas. Os bares com televisão servem de ponto de encontro para o aquecimento dos torcedores.
- O Flamengo jogar aqui é uma honra para a gente. Nenhum outro time faz o Moacyrzão ficar mais cheio. Além de melhorar as vendas e ajudar na renda, os jogos do Flamengo aqui atraem muitos amigos queridos – disse o morador e vendedor Cleber Joaquim, conhecido como Cartucho, que não revela o time do coração. Para atrair clientes, ele faz a propaganda do churrasquinho com um megafone.
Pela tabela atual do Carioca, o próximo jogo do Flamengo em Macaé será no dia 21 de abril, pela sétima rodada da Taça Rio, contra o Macaé.
Fonte: Globo Esporte.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.