Campeonato Carioca: treinos devem ser liberados a partir de terça, e jogos em meados de junho
Foto: Divulgação/Flamengo |
A mudança no panorama do Carioca começou com os testes dos clubes pequenos, realizados nos últimos dias, e passou por viagens a Brasília tanto do prefeito Marcelo Crivella quanto dos presidentes de Flamengo e Vasco. Eles se reuniram com o presidente da República, Jair Bolsonaro, que defende a volta dos jogos.
Crivella se reuniu com o comitê científico no sábado e não debateu sobre futebol - os membros ainda são contra o retorno de treinos e jogos -, mas se discutiu a preocupante situação de casos e mortes na cidade. O recado era que não era o momento de abertura.
Neste domingo, o prefeito avisou aos clubes que o estado está no pico da curva e inicialmente sugeriu a volta dos treinos no dia 8 de junho e dos jogos no dia 10 de julho, dando tempo para amenizar a crise sanitária causada pelo novo coronavírus.
Mas a pressão pela liberação imediata - liderada por Flamengo e Vasco, com apoio da Ferj e dos clubes pequenos - fez efeito, e o prefeito cedeu.
O Flamengo já voltou a treinar no gramado do Ninho do Urubu na última terça-feira, mesmo sem autorização. Para esta semana, o clube anunciou que os treinos estão mantidos, incluindo o desta segunda.
- Houve pressão do Flamengo e do Vasco, mas todos pequenos também querem a volta. Em julho não podia voltar porque o Brasileiro já vai entrar por janeiro. Precisamos voltar em junho - disse o presidente do Madureira, Elias Duba.
Prefeitura e Ferj divulgam notas
O prefeito Marcelo Crivella divulgou nota na noite deste domingo. De acordo com o prefeito, os clubes não poderão fazer "treino coletivo e rachão" até o início de junho, daqui a uma semana. As outras atividades estão liberadas a partir de terça: "O entendimento foi pela adoção de um protocolo de segurança para que, nesta fase inicial, os clubes permaneçam apenas com fisioterapia, reabilitação muscular dos atletas, fisioterapia com bola, desde que levando sempre em consideração o protocolo de segurança contra a expansão do contágio da doença", informa a nota.
- Estou muito satisfeito com nosso diálogo e vou submeter todas as questões tratadas ao nosso comitê científico, sempre pensando em primeiro lugar em salvar vidas - afirmou Crivella.
Fonte: Globoesporte.com
Post a Comment