STJD e CBF diz que Lusa vai perder os pontos da partida contra o Joinville e que poderá ser excluída da Série B

O procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, já aguarda os relatórios da partida interrompida entre Joinville e Portuguesa, pela primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Aos 16 minutos do primeiro tempo, respaldada por uma liminar obtida por um torcedor na 3ª Vara Cível do Foro Regional da Penha, a Lusa tirou seu time de campo. A ordem partiu do presidente Ilídio Lico, que afirmou ter sido intimado por um oficial de Justiça a cumprir a decisão sob risco até mesmo de ser preso.
Na visão da CBF, tal liminar não tem valor. Schmitt concorda com a entidade.
- Há uma decisão do Superior Tribunal de Justiça que diz que o tribunal competente para julgar as ações deste caso é o do Rio de Janeiro. E, no Rio, está determinado que se cumpra a decisão do STJD. Portanto, essa liminar de São Paulo não existe - disse.
O STJD decidiu, em dezembro, por unanimidade, punir a Portuguesa com quatro pontos pela escalação do meia Héverton, que estava suspenso, no jogo contra o Grêmio, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O Flamengo também foi punido por utilizar irregularmente o lateral-esquerdo André Santos. Com isso, o Fluminense ultrapassou os dois rivais e se salvou do rebaixamento. O clube paulista acabou entre os quatro piores.
Paulo Schmitt afirmou que a Portuguesa será denunciada por abandonar o campo durante a partida e explicou quais são as punições possíveis.
- A Portuguesa jamais poderia ter deixado o campo como fez. Ela corre riscos. No Código Brasileiro de Justiça Desportiva, as penas variam entre multa, perda de pontos, que iriam para o adversário, e exclusão da competição.
A Portuguesa se pronunciou sobre a atitude de abandonar a partida contra o Joinville, na última sexta-feira. De acordo com o advogado José Luiz Ferreira de Almeida, o clube respeitará a liminar do torcedor Renato Azevedo, que obriga a CBF a devolver os pontos perdidos pela equipe no Brasileirão de 2013, e não entrará mais em campo pela Série B do Brasileiro enquanto a decisão estiver vigente. Essa liminar deve ser derrubada nesta terça-feira.
O advogado da CBF no caso, Carlos Miguel Aidar, também presidente do São Paulo, afirmou neste sábado de manhã que a Portuguesa vai sofrer consequências duras por ter abandonado o jogo contra o Joinville pela Série B. E que a liminar deverá ser cassada já na próxima terça-feira - quando começa a segunda rodada da Segundona.
- A Lusa vai perder os pontos, obviamente vai perder. Certamente terá de pagar uma bela de uma multa, e ainda corre o risco de eliminação do Campeonato. E aí teria de jogar a Série C em 2015. Mas não acho que será preciso chegar a isso. - disse o advogado.
Fonte: Globoesporte.com
Por: Yago Martins
Matéria elaborada - Totalmente Rubro-Negro

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.