Oswaldo de Oliveira deve ser demitido neste sábado pelo Flamengo

Uma reunião com a diretoria neste sábado deve definir a saída imediata de Oswaldo de Oliveira do Flamengo. Se essa tendência se confirmar, o treinador não comandará o time nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, contra Atlético-PR neste domingo e Palmeiras no fim de semana seguinte.
O constrangimento extrapolou os limites, e Oswaldo tem se sentido muito incomodado com as notícias que saem quase diariamente na imprensa sobre a procura do Flamengo por um novo técnico. A chateação é tanta que ele inclusive já comunicou algumas pessoas de dentro do Ninho do Urubu sobre sua intenção de sair agora, segundo apurou o GloboEsporte.com. Oswaldo quer deixar os dirigentes à vontade para a tomada de decisão, assim também poderá definir seu futuro em outro lugar.
O treinador não está nos planos da diretoria para a próxima temporada, mas ainda não foi procurado para receber esse comunicado. Oswaldo até estava esperançoso em permanecer semanas atrás, mas a certeza de que não ficará tomou forma a cada dia. A oposição também não conta com ele para 2016 - a eleição na Gávea para o triênio de 2016 a 2018 está marcada para o dia 7 de dezembro, após a última rodada.
Em meio à campanha ruim do Flamengo na reta final do Brasileirão, o presidente Eduardo Bandeira de Mello chegou a dizer em certo momento que Oswaldo permaneceria para o próximo ano, mas não foi incisivo. O principal nome da diretoria que é a favor da contratação de um novo técnico é Flávio Godinho, atual vice-presidente de planejamento e futuro vice de futebol a partir de janeiro. Godinho, por sinal, já está com muita influência no futebol rubro-negro.

Uma das questões a serem debatidas no encontro com dirigentes neste sábado é a multa rescisória. Oswaldo tem contrato com o clube até o fim de 2016. O valor previsto para rescisão é de dois salários. Em caso de demissão, o Fla teria de pagar; caso o técnico se demita, é ele quem paga. Como a quantia é considerada baixa, a tendência é que as partes cheguem a um acordo amigável.
A despedida de Oswaldo do elenco, portanto, deve ocorrer neste sábado. Sem ele, o auxiliar técnico permanente Jayme de Almeida é o mais cotado para comandar o time nos dois últimos jogos do Campeonato Brasileiro.
Ausência no treino e voo perdido
Oswaldo não comandou o treinamento no Ninho do Urubu na manhã desta sexta, mas o motivo não teve a ver com sua iminente saída. Ele deveria estar presente numa audiência em Santos, onde move uma ação de cobrança financeira contra o Peixe. Só que o treinador perdeu o voo. Com isso, nem compareceu ao tribunal, onde foi representado por um advogado, nem foi ao CT do Fla.
Contratado para substituir Cristóvão Borges, Oswaldo de Oliveira começou muito bem sua segunda passagem pelo Flamengo. Foram seis vitórias seguidas no Brasileiro, que levaram o time ao G-4, onde não chegava desde o fim de 2011. Mas o futebol da equipe desandou e veio um caminhão de derrotas - chegaram a ser sete num espaço de oito partidas. Os maus resultados minaram o prestígio do treinador, e a permanência foi descartada pela diretoria. Com ele, a equipe ainda disputou o segundo jogo das oitavas da Copa do Brasil contra o Vasco e foi eliminada ao empatar por 1 a 1 - havia perdido na ida por 1 a 0. Ao todo foram oito vitórias, três empates e oito derrotas, com aproveitamento de 47%.
Nos bastidores, o Flamengo trabalha com dois nomes para o lugar de Oswaldo: Muricy Ramalho, sem clube, e o argentino Edgardo Bauza, que está de saída do San Lorenzo. O Rubro-Negro chegou a consultar outros três argentinos: Jorge Sampaoli, Marcelo Bielsa e Alejandro Sabella. Mas se assustou com os valores e praticamente descartou os nomes.

Fonte: Globoesporte
Por: Yago Martins
Twitter: @Yago_Martins23

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.